Receber uma multa de trânsito é uma situação frustrante, especialmente quando acreditamos que ela foi aplicada de forma injusta, quando pode acabar surgindo a seguinte dúvida: como recorrer às multas de trânsito online?
Recorrer às multas de trânsito online é um processo acessível e cada vez mais utilizado. Desde que a digitalização desse serviço foi implementada, muitas pessoas têm aproveitado para resolver essas questões pela internet.
Neste artigo, te explicaremos o passo a passo necessário para recorrer a uma multa de trânsito online de maneira descomplicada e rápida.
índice
- O que são as multas de trânsito?
- O que significa recurso de multas?
- Qual o prazo para recorrer à multa de trânsito?
- Quais os passos para recorrer a uma multa de trânsito?
- Quais os documentos necessários para fazer um recurso?
- O que fazer caso o recurso tenha sido reprovado?
- Você conhece a Frota 162?
O que são as multas de trânsito?
As multas de trânsito são aplicadas quando há o descumprimento da legislação feita para a estrada em que seu veículo está circulando.
As multas de trânsito são divididas em três categorias: leve, média, grave e gravíssima.
Cada infração tem seu nível de gravidade específico, isso vai definir o tipo de penalidade aplicada, como o preço da multa e a pontuação que o motorista sofre na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Esse tipo de penalidade é aplicado com o intuito de desencorajar comportamentos imprudentes ou desatentos nas estradas, o que pode afetar a segurança do próprio condutor e de outras pessoas.
O que significa recurso de multas?
Recurso de multas refere-se ao processo pelo qual uma pessoa contesta uma multa aplicada por uma infração de trânsito.
Este recurso permite que o dono do veículo apresente argumentos e evidências necessárias para comprovar que a multa foi aplicada erroneamente.
Se o recurso for aceito, a multa pode ser cancelada ou reduzida. O processo geralmente envolve a apresentação de um formulário específico e, em alguns casos, a participação em uma audiência ou julgamento administrativo.
Qual o prazo para recorrer à multa de trânsito?
O processo de recorrer às multas de trânsito online pode ser feito em até 30 dias depois que a notificação da multa chegou na sua casa.
Caso você não recorra à multa no prazo estipulado, essa notificação se torna automaticamente uma multa.
Também é prazo do recebimento da autuação que o proprietário do veículo ou o gestor de frotas tem para indicar um condutor, evitando assim a multa por não indicação de condutor em empresas.
Quais os passos para recorrer a uma multa de trânsito?
Para recorrer a uma multa de trânsito, você deve seguir alguns passos simples.
Primeiro, analise a notificação de infração que recebeu e verifique o prazo para apresentar o recurso, geralmente de 30 dias.
Em seguida, reúna todas as informações e evidências que possam apoiar seu argumento, como fotos, testemunhos ou documentos que comprovem que a multa foi aplicada de forma incorreta.
Depois, escreva uma carta explicando de forma clara e objetiva os motivos pelos quais você acredita que a multa é injusta. Inclua todas as evidências que você reuniu.
Em seguida, encaminhe essa carta para o órgão de trânsito responsável, que pode ser o Detran ou outro órgão indicado na notificação da multa.
Aguarde a resposta do órgão de trânsito, que pode solicitar uma audiência para discutir o caso. Se a audiência for marcada, compareça e apresente seus argumentos de maneira organizada e educada.
O órgão de trânsito analisará seu recurso e decidirá se a multa será mantida, cancelada ou reduzida. Você será notificado sobre a decisão por escrito.
Quais os documentos necessários para fazer um recurso?
Para fazer um recurso de multa de trânsito, você precisará reunir alguns documentos importantes, sendo:
- Cópia da notificação da multa;
- Formulário de recurso preenchido;
- Cópia da CNH;
- Cópia do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo);
- Comprovantes de pagamento da multa (se aplicável);
- Defesa ou justificativa por escrito;
- Evidências e documentos de apoio;
- Procuração (se aplicável).
Porém, também indicamos verificar com o órgão de trânsito responsável se há outros documentos específicos ou requisitos adicionais, pois esses podem variar de acordo com a região e o tipo de infração.
O que fazer caso o recurso tenha sido reprovado?
Caso o recurso de sua multa tenha sido negado por algum motivo, você ainda tem a opção de pagar a sua multa e evitar juros.
Pagar as multas da sua empresa com a Frota 162 é simples, basta assinar nossa plataforma e em menos de cinco minutos seus pagamentos estão feitos e você não deve mais se preocupar com burocracias.
Você conhece a Frota 162?
A Frota 162 é um sistema especializado em gestão de multas, ajudando sua empresa a economizar e melhorar a eficiência.
Através de um sistema automatizado, trazemos as informações das suas infrações sofridas em mais de 5 mil órgãos em todo o Brasil.
Nossa plataforma te ajuda a controlar todas as suas infrações, indicar condutores e ter até 40% de desconto em suas infrações, tudo isso de forma online, prática e rápida.
Com nossa plataforma, pagar multas torna-se uma tarefa simples, permitindo que você resolva todas as suas infrações com apenas alguns cliques.
E não para por aí, oferecemos uma série de outros benefícios, incluindo um desconto garantido de 20% no pagamento antecipado de multas, facilitação na gestão da sua frota, acompanhamento das CNHs dos seus motoristas e muito mais.
E o melhor de tudo: a plataforma pode ser utilizada gratuitamente para até 10 veículos.
Chega de ter problemas com multas na sua frota, clique abaixo e economize agora: