Cuidar da natureza significa cuidar de nós mesmos, e uma das coisas que mais afetam o meio-ambiente é a poluição, principalmente pelo CO2 emitido por veículos, e dessa forma, surge a importância de realizar uma Gestão Sustentável de Frotas.
Desenvolver uma frota sustentável contribui bastante para o meio ambiente. Porém, existem outros benefícios que adotar as boas práticas de sustentabilidade pode trazer: dentre eles está a redução de despesas.
Sim, pois a diminuição da agressão ao meio ambiente significa utilizar os recursos para frota de maneira mais inteligente. Afinal, sustentabilidade significa isso: um modo mais eficiente de aproveitar os recursos naturais sem causar perdas desnecessárias.
O que isso quer dizer na prática? Que tudo vem das escolhas que são feitas na hora de gerir esses recursos!
Portanto, ao adotar novas ações, as consequências serão mais positivas para o meio ambiente e para sua frota.
índice
- O que é Gestão Sustentável na frota?
- O que torna uma frota sustentável?
- Porque adotar a sustentabilidade na frota?
- Existe algum benefício fiscal para quem tem uma frota sustentável?
- Quais os benefícios da Gestão Sustentável na frota?
- Como implementar uma Gestão Sustentável na frota?
O que é Gestão Sustentável na frota?
A gestão sustentável de frotas significa abraçar práticas e tecnologias que não só otimizam o transporte, mas também reduzem o peso que o carbono coloca sobre o planeta.
A sustentabilidade é como uma promessa para o futuro, onde o crescimento não vira as costas para as próximas gerações, mas as criam com soluções que preservem o planeta e o futuro delas.
Essa abordagem vai muito além de apenas reduzir a emissão de gases nocivos ao meio-ambiente. Ela permeia cada elo da cadeia de gestão, desde a manutenção dos veículos até a otimização das rotas. E o mais interessante é que não é apenas bom para o planeta; é uma estratégia que também aumenta a eficiência e a rentabilidade dos negócios.
Ou seja, uma frota ou um futuro sustentável não é apenas uma coisa que desejamos, mas uma realidade viável e necessária, onde o sucesso da empresa e a saúde do planeta caminham juntos.
O que torna uma frota sustentável?
Uma frota sustentável é caracterizada por uma série de elementos que se combinam para reduzir seu impacto ambiental e promover práticas de gestão mais eficientes.
Há diversas opções que contribuem entre si para tornar uma frota sustentável, como:
Utilizar Energias Renováveis: substituir o combustível usado atualmente para fontes de energia renovável, como o próprio biodiesel, pode reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa associadas à operação da frota.
Logística Reversa: Implementar práticas de logística reversa para coletar e reciclar materiais e produtos ao final de sua vida útil pode reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental da frota.
Parcerias com Fornecedores Sustentáveis: Trabalhar com fornecedores que adotam práticas sustentáveis em sua cadeia de suprimentos pode ajudar a reduzir o impacto ambiental de toda a operação da frota.
Compensação de Carbono: Investir em programas de compensação de carbono, como o plantio de árvores ou a compra de créditos de carbono, pode ajudar a neutralizar as emissões de gases de efeito estufa associadas à operação da frota, contribuindo para uma melhor meio-ambiente.
Porque adotar a sustentabilidade na frota?
De acordo com um levantamento realizado pela Agência Nacional de Energia (AIE) em 2021, o Brasil foi o 13º país que mais emite gás carbônico no mundo, resultando em 466 milhões de toneladas de CO2 anualmente.
É claro que muito disso vem do desmatamento, porém os automóveis também contribuem para isso, visto que utilizam, em sua maioria, combustível fóssil.
Portanto, uma das maneiras de minimizar esse estrago é reduzir a quantidade de emissões de CO2 na atmosfera. É ideal manter em mente que prejudicá-la afeta o clima de todas as regiões no globo e torna o planeta mais hostil para que a vida continue a se desenvolver sustentavelmente nele.
E gerenciar a frota de maneira sustentável pode ajudar nesta redução de CO2 ao simplesmente realizar menos combustão. Essa atividade vem das escolhas mais inteligentes que o gestor pode aplicar na sua frota, o que também contribui para a redução de despesas.
Entenda: otimizar a gestão significa realizar escolhas que gastem menos recursos e que tragam resultados mais eficientes. Esta prática também favorece a natureza.
Existe algum benefício fiscal para quem tem uma frota sustentável?
Normalmente existem esses tipos de benefícios para as empresas que fazem o uso de veículos elétricos, pois contribui para um ambiente mais sustentável, como também traz benefícios econômicos significativos para as empresas.
Um dos principais incentivos é a isenção do IPVA . Vários estados brasileiros já oferecem essa isenção, o que torna os veículos elétricos uma opção financeiramente atrativa.
Além disso, esses veículos são elegíveis para descontos em programas de financiamento e leasing, bem como redução de impostos como ICMS e IPI. Em algumas cidades, há isenção do rodízio, facilitando a mobilidade para empresas.
Juntamente com benefícios fiscais, os veículos elétricos proporcionam economia em custos operacionais, como manutenção mais simples e menor consumo de energia em comparação com combustíveis fósseis.
É importante verificar os benefícios disponíveis em cada região, mas, de modo geral, a aquisição de veículos elétricos pode economizar dinheiro, reduzir emissões de CO2 e tornar as operações das empresas mais eficientes e sustentáveis.
Porém, é um processo que deve ser analisado detalhadamente por cada empresa, pois alguns veículos elétricos costumam ter um preço bem mais alto do que veículos movidos a combustíveis fósseis.
Quais os benefícios da Gestão Sustentável na frota?
Obviamente, a primeira vantagem é a redução na emissão de CO2 na atmosfera, minimizando assim os efeitos climáticos desregulados, pois isso acaba afetando a vida de todos nós.
Entretanto, há outros benefícios que aplicar sustentabilidade à frota pode trazer.
Ao manter um bom calendário de manutenção, você garantirá uma maior vida útil dos veículos, permitindo que haja menos desgaste de pneus e outros componentes. Isso evitará gastos inesperados que podem ser até mais caros que os cuidados preventivos.
Estes cuidados também vão impactar na redução de acidentes. Além de diminuírem a taxa de mortalidade, há também a não necessidade de dispensar valores para cuidar dos acidentados e para reparos nos veículos.
Outro fator positivo é a redução da combustão, o que exigirá menos recompra de combustível, ou seja, um menor valor investido e menos gases poluentes sendo emitidos na atmosfera.
E tudo isso interfere positivamente no aumento da produção da frota, pois com a otimização, gasta-se menos tempo com burocracias, menos dinheiro com manutenção paliativa e ainda aumenta a agilidade com que os serviços são executados.
O que acaba gerando clientes mais satisfeitos.
A boa notícia é que manter uma frota sustentável também vai fazê-la economizar financeiramente. O desafio de todo gestor de frota.
Como Implementar a Gestão Sustentável na Frota?
Agora que ficou claro que adotar a sustentabilidade na sua frota também significa reduzir despesas, confira abaixo 5 dicas para torná-la ainda mais sustentável:
Planeje suas rotas
A ideia aqui é escolher distâncias menores e locais que se interligam para reduzir o número de viagens que o veículo precisará realizar.
Um exemplo disso são as empresas que trabalham com distribuições de produtos. Ao observar quais locais de entrega ficam próximos, é possível traçar uma rota onde o automóvel percorra menos estrada e chegue mais rapidamente aos destinos.
Treine seus condutores
Não adianta nada o gestor compreender a necessidade de adotar práticas mais sustentáveis se toda a equipe não estiver envolvida nisso.
São os condutores que estão na linha de frente diariamente, portanto, eles são os atores da transformação das práticas de sustentabilidade na frota.
A redução na queima de combustível está diretamente ligada às boas práticas na direção, diminuindo as emissões de gases tóxicos e tendo um impacto direto nos gastos da empresa.
Programe as manutenções preventivas
Por que isso afeta o meio ambiente? Quando há desgastes em qualquer parte mecânica do automóvel, ele vai exigir mais potência da combustão para conseguir executar a ação, logo, mais emissão de gases poluentes.
Portanto, manter as peças em dia faz com que o veículo polua menos, além de evitar acidentes de trânsito e despesas com imprevistos.
Controle a capacidade do veículo
Do mesmo modo que componentes danificados exigem maior potência da combustão, um automóvel sobrecarregado também vai exigir.
E quanto maior for o peso, maior terá que ser a força do motor, o que necessitará de gases mais pesados e, talvez, mais poluentes e mais caros, como o Diesel, um tipo de combustível mais nocivo que geralmente é usado em veículos de grande porte (mais pesados).
Adote tecnologias a favor da frota
Existem vários avanços tecnológicos atualmente capazes de monitorar se a frota está cumprindo regras e sendo o mais eficiente possível.
Exemplo: acompanhar a direção de um condutor permite que o gestor tenha segurança que as rotas e as boas práticas no trânsito estão sendo respeitadas.
Há também outros fatores que influenciam indiretamente na sustentabilidade. As multas de trânsito indicam a necessidade de boa condução, o que automaticamente favorece o meio ambiente
Além de que multas de trânsito podem gerar um gasto gigantesco para as empresas de gestão de frota e, adotar novas tecnologias, faz com que as empresas economizem até 40% com multas, melhorando a eficiência da frota e favorecendo o meio ambiente.
Adotar todas essas dicas na sua frota trará não apenas uma real contribuição para a natureza, mas também resultará em uma boa redução nas despesas.
Você conhece a Frota 162?
A Frota 162 é o caminho certo para todas as empresas que desejam diminuir seus custos.
Com nossa plataforma, você tem acesso centralizado à todas as suas infrações em território nacional de forma automática, possibilitando o pagamento antecipado de multas, levando a uma economia comprovada de até 40% para as empresas que possuem frota própria.
E o melhor de tudo, a Frota 162 pode ser usada totalmente de graça, basta fazer o cadastro na nossa solução e aproveitar.
Indicamos para simplificar não apenas o pagamento de multas, mas também para otimizar processos burocráticos, como a indicação de condutor, de maneira fácil e rápida, em apenas um lugar.
Tudo isso de forma automática e muito mais prática.
Com a Frota 162, realizar o pagamento de multas e todas as burocracias adicionais se torna algo simples, permitindo que você efetue os pagamentos de todas as suas infrações em poucos cliques.
A Frota 162 também te disponibiliza diversos outros benefícios, como:
- Garantia de 20% de desconto no pagamento antecipado de multas;
- Facilitação na identificação de condutores;
- Acompanhamento da CNH de seus condutores;
- Relatórios e dashboards profissionais para aprimorar a gestão;
- Pagamento de TODAS as multas de forma rápida e simples.
- E muito mais.
Clique abaixo e comece a usar a maior e melhor plataforma de gestão de multas agora mesmo:
Perguntas Frequentes sobre Gestão Sustentável na frota
O que é frota sustentável?
Se caracteriza uma frota sustentável quando os veículos são operados de maneira ambientalmente responsável, utilizando tecnologias limpas, como veículos elétricos, híbridos ou movidos a combustíveis alternativos, visando reduzir as emissões de poluentes e minimizar o impacto no meio ambiente.
Como fazer uma boa gestão de frotas?
Envolve fazer um bom planejamento, organização e controle dos veículos de uma empresa ou organização, com o objetivo de otimizar o uso dos recursos, reduzir custos operacionais, aumentar a eficiência, garantir a segurança dos motoristas e dos veículos, e cumprir as normas regulatórias.
Confira nosso artigo completo para saber mais sobre gestão de frotas.
O que é uma gestão sustentável?
Gestão sustentável se trata de administrar recursos da frota com consciência, buscando atender às necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades.
Isso implica em tomar decisões que promovam o desenvolvimento sustentável, considerando os impactos no meio ambiente e redução dos gastos das frotas.
Deixe um comentário